Corações & Mentes

"Se eu quiser proteger meus pés dos espinhos, onde encontrar couro suficiente para cobrir toda o planeta? Mas se eu apenas usar couro sob meus pés é como se toda a Terra estivesse coberta" – Shatideva

A Verdadeira Fonte da Felicidade

“A compaixão é o segredo mais bem guardado para a felicidade”

Quer saber por quê?  Assista a essa belíssima palestra que Tupten Jinpa – Tradutor Oficial do Dalai Lama – fez na Google por ocasião do lançamento de seu livro “Fearless Heart” (Coração Destemido).

“Quando fazemos da compaixão um hábito diário através da prática e ação regular, vivemos com mais coragem, menos estresse e maior liberdade.
Com o tempo, passamos automaticamente a nos ver e ver o mundo em termos de interconectividade. Agora nossas interações partem do pressuposto de que “os outros” são nossos companheiros seres humanos, ao invés de fontes de antagonismo e ameaça. Nossos novos hábitos de pensamento e ação orientada ao outro nos libertarão dos velhos hábitos de auto-julgamento, auto-proteção e preocupação consigo mesmo.
Nossos relacionamentos, desde encontros casuais com desconhecidos até nossas conexões familiares e com amigos serão permeadas por um sentimento de abertura e amorosidade, fundamentadas na compreensão de nossa condição humana básica, nossas necessidades compartilhadas, vulnerabilidade e aspiração por felicidade.
Responderemos naturalmente às necessidades e sofrimento alheio com compaixão, sem qualquer preconceito a respeito de quem são essas pessoas em relação a nós. Mesmo no caso de uma pessoa difícil que nos causa problemas, não deixaremos de enxergar que, assim como eu, ela também é um companheiro ser humano que busca a felicidade e não quer sofrer.
Esses pensamentos entrarão no nosso comportamento automático e nossas ações refletirão a consciência do profundo impacto que temos nos outros.
Nosso hábito de amorosidade será reforçado cada vez mais pela alegria de ser gentil com os outros e vê-los feliz.
Cooperação passará a ser nosso novo estado natural. Viveremos a compaixão ao invés de somente admirá-la como um ideal. Aprenderemos a vivê-la através de nossos pensamentos, sentimentos e ações.
Fazer da compaixão um hábito, transformará as nossas vidas.” – Thupten Jinpa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 14 de julho de 2015 por em Compaixão, Felicidade e marcado , .
julho 2015
D S T Q Q S S
« jun   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: