Corações & Mentes

"Se eu quiser proteger meus pés dos espinhos, onde encontrar couro suficiente para cobrir toda o planeta? Mas se eu apenas usar couro sob meus pés é como se toda a Terra estivesse coberta" – Shatideva

5 Maneiras Divertidas de Ensinar Atenção Plena à Respiração

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Hoje levei meus filhos ao pediatra para tomarem suas vacinas anuais anti-gripe. Tentei manter essa pequena aventura em segredo até o último minuto, porque sabia que iriam ficar nervosos e estressados. Quando chegamos ao estacionamento da clínica meu filho percebeu onde estávamos, e começou o choro, gritaria e tremedeira. Se pudesse, ele teria pulado do carro…

É nessas horas que precisamos contar com a respiração para superarmos o estresse — tanto dos pais quanto da criança! Pedi a meu filho que respirasse profundamente e focasse no ar entrando e saindo de seu corpo, e então que permanecesse calmo e continuasse respirando. Ele seguiu minhas instruções e conseguiu se acalmar. No final a vacina nem doeu, ainda bem! E pelo menos ele teve a respiração para ajudá-lo a passar por essa situação de medo, porque é algo que ele pode acessar a qualquer hora que precisar.

Ensinar as crianças a manterem a atenção na respiração é fundamental para que consigam reduzir seu estresse. Podemos compartilhar com elas essa importante ferramenta usando algumas abordagens lúdicas e divertidas.

Bolhas da Sabão

Encoraje-os a respirarem profundamente antes de soprar bolhas de sabão. Uma vez que tenham domínio dessa atividade, você pode simplesmente pedir que visualizem a brincadeira de soprar bolhas.

A Dança da Respiração

Para essa atividade é melhor que tenhamos pelo menos três pessoas. Cada pessoa pega uma ponta de um cobertor, toalha ou lençol. Comecem todos próximos uns dos outros e inspirem todos juntos. Ao inspirarem andem para trás e estique o cobertor. Durante a expiração aproximem-se novamente. A expansão e encolhimento do cobertor demonstrará com inspiramos e expiramos. As crianças também gostam de dançar e pular enquanto fazem essa brincadeira.

A Espera Expansível 

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A professora de yoga da minha filha, que faz parte do programa Kidding Around Yoga (Brincando com o Yoga), usa a Mini Esfera de Hoberman para demonstrar o processo da respiração. Conforme mostrado no vídeo acima, a esfera expande quando a criança inspira e reduz quando expira.

Coração com as Mãos

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De forma similar à brincadeira com a esfera, podemos criar um coração com as mãos. Quando inspiramos expandimos as mãos em forma de coração. Quando expiramos, fechamos as mãos lado à lado. É um ótimo exercício porque não precisamos de nenhum material auxiliar.

Vela de Aniversário

Kristen Race, autora de Mindful Parenting (Educando com Atenção Plena), nos diz para  associarmos o estresse a um fogo que é ateado em no cérebro. Quando passamos por algum momento de estresse, soa um alarme e precisamos combater esse fogo. Podemos explicar isso para as crianças fazendo com que imaginem-se soprando uma vela de aniversário. Peça a elas que respirem profundamente e expirem como se estivessem apagando o fogo. Ela explica que quanto mais estresse estivermos vivenciando, mais velas de aniversário precisamos apagar.

Experimente alguns desses exercícios de respiração com seus filhos e conte-me como se saíram. Você tem outras idéias de como ensinar atenção plena à respiração para crianças para compartilhar?

Texto Original de Sandi Swartz 

 

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Publicado em 15 de fevereiro de 2016 por em Sem categoria.
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