Corações & Mentes

"Se eu quiser proteger meus pés dos espinhos, onde encontrar couro suficiente para cobrir toda o planeta? Mas se eu apenas usar couro sob meus pés é como se toda a Terra estivesse coberta" – Shatideva

Nós, os Infantis!

Quando começamos a realmente olhar pra dentro, para os nossos pensamentos e emoções, descobrimos o quanto nossa fachada de pessoa equilibrada e bem resolvida é realmente só  fachada. Por dentro, a maioria de nós somos criancinhas, lutando para não chorar e gritar quando as coisas não saem conforme gostaríamos.

Neste vídeo, a monja budista Tenzin Palmo explica  por que somos tão infantis:

 

“O problema no mundo moderno é que temos a ideia de que uma vida bem vivida é uma vida em que todos os nossos desejos mundanos são satisfeitos e temos o máximo de estímulos e prazeres físicos e emocionais. Achamos que isso é uma vida boa. Mas isso não é verdade, estamos aqui para crescer.

O Buda chamava a pessoas normais como nós de “os infantis”. O caminho espiritual é para crescermos e nos tornarmos adultos, não permanecermos infantis, criancinhas que quando as coisas estão do jeito que elas querem ficam felizes e sorridentes e no minuto em que as coisas começam a dar errado não sabem o que fazer com suas emoções e começam a gritar e berrar como se alguém as estivesse ferindo com brasa quente, mas é só porque derrubaram o doce no chão. Elas não conseguem conter seu pesar, sua felicidade, sua raiva. Suas emoções estão a flor da pele.

E para nós, a tragédia é que crescemos por fora mas por dentro ainda temos quatro anos de idade, emocionalmente. Nós só disfarçamos.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 27 de março de 2017 por em Sem categoria.
março 2017
D S T Q Q S S
« fev   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: