Corações & Mentes

"Se eu quiser proteger meus pés dos espinhos, onde encontrar couro suficiente para cobrir toda o planeta? Mas se eu apenas usar couro sob meus pés é como se toda a Terra estivesse coberta" – Shatideva

Aceitar Suas Emoções Negativas Faz Bem à Sua Saúde Mental

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Quando você sente uma emoção negativa, você fica chateado ou desapontado? Você se sente “mau” ou “culpado”? Se sim, você pode estar no grupo de risco para uma pior saúde mental no longo prazo.

Um estudo publicado na edição de julho de 2017 da Revista de Psicologia Social e da Personalidade estudou a saúde psicológica de pessoas que aceitam, ao invés de julgar negativamente, suas experiências emocionais.

Os pesquisadores descobriram que aceitar essas experiências faz com que tenhamos menos emoções negativas quando confrontados com situações estressantes do dia a dia. 

Este artigo baseia-se em três estudos separados, mas correlacionados, que exploraram o fato de que aceitar as emoções negativas, ao invés de reagir a elas, tem um efeito positivo sobre a saúde psicológica da pessoa.

O primeiro estudo visava descobrir se a aceitação das emoções está associada a uma melhor saúde psicológica. Estudantes da Universidade da Califórnia em Berkley completaram avaliações para verificar seu grau de aceitação, níveis de estresse e saúde psicológica. Os pesquisadores descobriram que experiências de aceitação estão associadas a uma melhor saúde psicológica. Além disso, os benefícios para a saúde psicológica estão associados com a aceitação das emoções relacionadas a eventos negativos, e não da situação que disparou essas emoções.

No segundo estudo, os autores examinaram uma potencial explicação para o fato da aceitação das emoções negativas estar relacionada à saúde psicológica. Eles investigaram se a aceitação de nossas experiências mentais nos ajuda a diminuir as emoções negativas quando algo nos estressa. Uma consistente redução nas emoções negativas deveria melhorar a saúde psicológica.

Novamente, um grupo de estudantes respondeu a questionários relacionados à aceitação e à forma como respondem às suas emoções quando submetidos a uma situação estressante em um laboratório. Os resultados indicaram que o hábito de aceitar suas emoções e pensamentos faz com que as pessoas sintam as emoções negativas com menos intensidade quando expostas a situações estressantes.

Finalmente, os autores investigaram se esses resultados também ocorriam em outras populações, que não a de estudantes. Eles acompanharam pessoas em uma comunidade de Denver por um período de seis meses. Os voluntários foram avaliados em sua aceitação, saúde psicológica e nível de estresse e mantiveram um diário noturno por duas semanas, identificando a intensidade de suas emoções negativas quanto passaram por alguma situação estressante durante o dia.

Os resultados indicaram que as pessoas que habitualmente aceitam suas experiências emocionais reportaram mais saúde psicológica seis meses depois, independente do gênero, grupo étnico ou status sócio-econômico. E as pessoas que aceitam suas emoções tiveram menor probabilidade de responder negativamente aos estressores. Ou seja, pessoas que tem por hábito aceitar suas emoções e pensamentos quando em uma situação de estresse, experimentam menos emoções negativas. Isso, por sua vez, mostrou-se estar associado a uma melhor saúde psicológica seis meses depois.

Juntos, esses três estudos destacam os benefícios, para saúde psicológica, de aceitar as emoções e pensamentos ao invés de julgá-los. Parece simples bom senso. Quando uma situação estressante causar emoções negativas, se aceitarmos os sentimentos de frustração ou tristeza, ao invés de ficarmos tentando fingir que não estamos tristes ou nos cobrando para nos sentirmos melhor, reduziremos os sentimentos de culpa e a auto-imagem negativa. Ao longo do tempo, isso nos levará a uma melhor saúde psicológica.

Tradução livre do artigo Feeling okay about feeling bad is good for your mental health  publicado no site da Escola de Medicina de Harvard

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Publicado em 22 de setembro de 2017 por em Sem categoria.
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