Corações & Mentes

"Se eu quiser proteger meus pés dos espinhos, onde encontrar couro suficiente para cobrir toda o planeta? Mas se eu apenas usar couro sob meus pés é como se toda a Terra estivesse coberta" – Shatideva

Khandro-la, o Oráculo Oficial do Tibete, Falando sobre Meditação e Como Lidar com a Agressividade

Ela é chamada de Khandro-la. Seu título é Rangjung Neljorma — dakini autosurgida — e também é Tsering Chenga, um oráculo oficial, a deusa protetora do Tibete.

Kahdro-laContemplationSmall

Quando conheci Khandro-la, a primeira coisa que notei foi sua bondade, humildade e beleza. Como podem ver em sua fotografia, ela brilha. Quando ri, o que faz com frequência (como SS Dalai Lama) é um riso travesso, como se estivesse compartilhando uma brincadeira com você. Suas mensagens canalizadas são estimadas por SS o Dalai Lama e vários outros respeitados lamas do budismo tibetano, incluindo Lama Zopa Rinpoche. Ela é uma palestrante muito procurada em todo mundo por sua sabedoria, compaixão, luz e amor.

No entanto, Khandro-la é uma das mais humildes VIPs que já conheci. Em 14 de janeiro de 2018, quando caminhava com Richard Gere por um caminho lotado de pessoas em Bodhgaya, Índia, para celebrar o trigésimo aniversário do Root Institute, Khandro-la pisou no barro para deixar que Gere e as outras pessoas andassem pela calçada. Richard Gere parou a procissão e gentilmente fez um gesto para que ela andasse na sua frente. Para Khandro-la, bodhichitta (o desejo de se iluminar para beneficiar os outros) não é apenas uma palavra ou atitude mental. A prioridade que dá ao bem estar alheio fica evidente pela forma como se comporta quando não tem ninguém olhando, pelo ar e pelas palavras que fluem de seus lábios, mesmos quando está a sós com alguma outra pessoa. Seu olhar é penetrante, direcionado e consciente, mas caloroso e acompanhado de um sorriso.

Quando me encontrei com Khandro-la, no dia 9 de janeiro de 2018, não sabia se me dariam uma audiência de 5 ou 50 minutos. (acabou que fui abençoada com 90 minutos de ensinamentos, e ainda estou em uma bolha de êxtase por isso). Aqui estão algumas gotas de sabedoria de seus ensinamentos.

Como Lidar com uma Grande Perda

Khandro-la, perguntei, como lidar com uma grande perda, um pesar inimaginável, como o de uma mãe ou pai que perde o filho?

Depois de reconhecer a perda, e dizer que seu coração estava cheio de compaixão por quem quer que tivesse tido tal experiência, Khandro-la disse que o que pode ajudar na cura é “dedicar sua vida ao altruísmo, a servir os outros, a desenvolver amor, compaixão e um coração afetuoso”. E continuou: “Isso é tão salutar que naturalmente resultará em mais felicidade”.

Ações Significam Mais que Palavras

Khandro-la, perguntei, vejo pessoas dizerem saber muito sobre compaixão, dharma, budismo tibetano e bodhichitta. Porém, depois dos ensinamentos em Bodhgaya, quando encontram uma criança mendigando na rua, elas a empurram para o lado e lhe dizem grosserias. Não vejo compaixão alguma nessas ações”.

Khandro-la: “Podemos conhecer tudo sobre o dharma e explicar tudo sobre o dharma. No entanto, se nunca colocarmos isso em prática, não importa o que fazemos ou por quanto tempo fazemos, nossa mente nunca irá se transformar. Basicamente, é inútil. Na verdade, o que acaba acontecendo é o oposto. Nossa mente fica rígida e o apego ao ego e o autocentramento ainda maior.

Enfrentando a Agressão

Khandro-la, perguntei, como devemos agir com pessoas que estão tentando nos machucar, que estão sendo maldosas conosco, devemos agir com compaixão?

Khandro-la: Se não tivermos essa sabedoria tão útil ou essa mente preciosa de bodhichitta, e alguém nos insultar, com raiva, é natural imediatamente reagirmos com raiva. Nos engajamos em comportamentos negativos. Xingamos, tomamos decisões erradas. E ainda, por causa de nossos pensamentos exagerados, que engrandecem ainda mais as coisas, exageramos os defeitos da pessoa e alimentamos nossa raiva. Assim, prejudicamos nossa mente e nosso corpo. Nossa pressão sobe. Criamos mais sofrimento para a outra pessoa e para nós.

Khandro-la, perguntei, então qual é a melhor coisa a se fazer no caso de uma agressão assim?

Khandro-la: “Assim como sofremos e não queremos sofrer, o mesmo acontece com os outros seres sencientes. Eles se encontram sobrepujados por um sofrimento que não desejam. Quando conseguimos ver e entender isso, toda violência e agressividade é erradicada. E sentimos amor e compaixão. Se alguém brigar conosco quando não fizemos nada de errado, se tivermos esse precioso estado mental, podemos usar a nossa sabedoria. Podemos entender o ponto de vista do outro. Podemos sentir que ele se encontra muito chateado, que está com muita raiva, que está infeliz, que está sofrendo. Em tais circunstâncias, se usarmos nossa sabedoria, podemos sentir mais amor e compaixão, sermos mais íntegros e verdadeiros. Podemos ser mais tolerantes e pacientes. Estamos enxergando a realidade. Podemos ter mais responsabilidade universal, mesmo quando enfrentamos dificuldades e raiva.

O Valor do Ter um Coração Bondoso

Khandro-la, perguntei, qual é a coisa mais importante que podemos fazer para atingir a grande iluminação?

Khandro-la: As pessoas buscam a espiritualidade para obter realizações. A verdadeira realização é conseguir um coração bondoso. No mais, nada além disso é muito útil. Nada mais. Realisticamente falando, existe o bem e o mal. E aquilo em que podemos confiar plenamente, aquilo que nunca nos trairá, que nunca nos deixará na mão, é o coração bondoso e a bodhichitta.

Dicas de Meditação

Khandro-la, perguntei, a meditação nos ajuda a conseguir um coração bondoso? Você tem alguma dica de meditação?

Khandro-la: Muitas pessoas gostam de meditação. Muitas pessoas pensam em meditação unifocada. Na minha opinião, a meditação serve para cultivar o hábito de ter uma atitude mental de integridade e um coração bondoso.  Se desenvolvermos e melhorarmos nossa bondade e honestidade, conseguiremos nos livrar de muitos sofrimentos diferentes. Caso contrário, se acharmos que queremos meditar e simplesmente sentarmos quietos e não pensarmos em nada, o que estaremos fazendo é descansando a mente, dando um tempo para nossa mente. Mas isso não é muito construtivo ou útil. Não estaremos diminuindo os estados mentais negativos da raiva, os apegos, etc. E não estaremos desenvolvendo as qualidades da bondade, da integridade e da sabedoria. Podemos até conseguir sentar unifocados por quatro ou cinco horas, mas qual o sentido disso? Um pombo também faz isso!

Gostaria de compartilhar todos os ensinamentos de Khandro-la. Aqui só coloquei alguns pedacinhos. Porém, espero que esse aperitivo lhe abra o apetite para buscar oportunidade de escutar Khandro-la, o Oráculo Oficial do Tibete, falar ao vivo. Quer você queira tornar-se um bodhisattva ou apenas diminuir sua pressão arterial e as discussões que tem com outros, Khandro-la tem muita experiência pessoal e lições para nos ajudar. Você não precisa acreditar no budismo ou em oráculos para apreciar os profundos insights de Khandro-la. De fato, Khandro-la enfatiza que um coração bondoso não tem religião, gênero ou raça.

 

 

Texto livremente traduzido e levemente editado do original Khadro-la, The State Oracle of Tibet, on Meditation, Dealing with Aggression and Bodhicitta.

Anúncios

2 comentários em “Khandro-la, o Oráculo Oficial do Tibete, Falando sobre Meditação e Como Lidar com a Agressividade

  1. Maria Cecilia
    19 de janeiro de 2018

    Amei ler esta questões e respostas.
    Onde conhecer mais?

    Curtir

    • Corações & Mentes
      19 de janeiro de 2018

      Não há muitos ensinamentos de Khandro-la na internet. Existe alguma coisa no youtube, mas só com tradução para o inglês.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 19 de janeiro de 2018 por em Sem categoria.
janeiro 2018
D S T Q Q S S
« nov    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

%d blogueiros gostam disto: